quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fim da era da informação???

A Rede Mundial de Computadores, usualmente chamada Internet, pode ser definida como o maior exemplo de compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de uma infra-estrutura para a disseminação da informação. Governos, indústria e o meio acadêmico tem atuado em parceria na evolução e uso desta instigante tecnologia.

Infelizmente, como em várias ocasiões da história da humanidade, grandes invenções ou áreas do conhecimento tiveram seus usos desvirtuados para guerras ou ambições pessoais. Podemos citar como exemplo o início do uso dos aviões para a guerra, o que provavelmente causou a apatia e a tristeza de Santos Dumont, e com certeza causou seu suicídio.

Cabe então a nós (usuários, cidadãos, educadores) decidir o que é válido ou não no uso da ferramenta. E que todos respondam, quando necessário, pelo seu uso incorreto. Eu não conheço os termos exatos da proposta do Senador Azeredo, que quer estabelecer vigilância eletrônica e restrições ao uso da Internet, mas os blogs da Professora Ana Beatriz e do Professor Sérgio Amadeu estão "pipocando" contra a mesma, então, eu recomendo muita leitura sobre o assunto. Acompanhe o andamento da proposta aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário